Com maior público registrado, evento reuniu mais de 4 mil congressistas em Riberião Preto

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVALE-LN) foi representada por 17 prefeitos e pela diretoria da Agemvale, durante o 65º Congresso Estadual de Municípios (CEM). Realizado entre 9 e 11 de maio, em Ribeirão Preto, o evento reuniu mais de 350 prefeitos e prefeitas entre os mais de 4.000 congressistas no Taiwan Centro de Eventos, maior público registrado em todas as edições.

“Foram dias de muita troca de informações com temas que vão contribuir para a criação de novas políticas públicas. Além disso, houve momentos de intercâmbio entre os representantes dos municípios sobre práticas que estão dando resultados”, comentou Lê Braga, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Paraíba e Litoral Norte, presidente da Aprecesp e Prefeito de São José do Barreiro.

“Foi uma oportunidade para discutir, trocar experiências e estar cada vez mais próximos para conhecer mais de perto os desafios enfrentados pelos municípios e de acompanhar as novidades no setor público com soluções que visam promover eficiência“, salientou Milena de Castro Soares, diretora adjunta administrativa da Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Participaram do evento os prefeitos dos municípios de Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Cruzeiro, Ilhabela, Jacareí, Lavrinhas, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Redenção da Serra, São Antônio do Pinhal, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião e Tremembé.

O prefeito Felipe Augusto, de São Sebastião e a prefeita de São Luiz do Paraitinga, Ana Lúcia Bilard Sicherle integraram o painel, que trouxe em pauta, as Mudanças Climáticas. Durante a discussão, os convidados explanaram sobre as ações realizadas pelas instituições e governos federal e estadual em apoio a tragédia vivenciada pelo Litoral Norte, no último carnaval.

Izaías de Santana, prefeito de Jacareí fez parte do painel sobre Improbidade Administrativa. Com um discurso bastante efusivo, o prefeito encerrou o painel defendendo a classe daquilo que define como “criminalização da política”, com a grande quantidade de processos de improbidade administrativa.

O turismo também fez parte da agenda dos prefeitos de nossa região, com participação do Prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga, que acumula a função de presidente da Aprecesp e do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Paraíba e Litoral Norte, em painel sobre governança territorial para desenvolvimento do turismo.

Durante os três dias de evento, os congressistas conheceram diversas empresas de inovação para o setor público, com novas tecnologias e soluções para otimizar as gestões municipais. Órgãos públicos também estiveram presentes para dar suporte, com informações importantes, tanto em stands e durante os painéis na programação do evento.

“Nossa participação no 65º Congresso Estadual dos Municípios foi fundamental para o Município da Estância Turística de Tremembé, pois, foi uma oportunidade importante para discutirmos e obtermos mais conhecimentos, trocarmos experiências e construirmos soluções conjuntas para os desafios enfrentados por nossas cidades”, avaliou o prefeito de Tremembé, Clemente.

“A presença do Governador do Estado, Vice-Governador e Secretários de Estado proporcionou o estreitamento de laços entre os respectivos chefes do executivo e o novo Governo, a fim de que pudéssemos observar com maiores detalhes as políticas públicas que futuramente deverão ser implementadas pelo Governo Estadual”, acrescentou Clemente.

Rominho, prefeito do município de Piquete também avaliou a programação do 65º Congresso que trouxe novas tecnologias e parcerias valiosas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O CEM abordou uma ampla gama de tópicos, desde políticas públicas eficientes até o uso de tecnologias avançadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, estabelecendo parcerias valiosas entre prefeitos, gestores públicos, representantes do setor privado e demais atores envolvidos no processo de tomada de decisões municipais. Eventos como esse reforçam a importância de eventos desse tipo na promoção do desenvolvimento local.”

Encerramento – O encerramento do Congresso contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do governador em exercício, Felício Ramuth.

Com a viagem do governador Tarcísio de Freitas aos Estados Unidos, o vice Felipe Ramuth participou do Congresso na condição de Chefe do Governo Paulista e reforçou as ações do governo para a criação de um ambiente propício para a geração de empregos. Ele confirmou a liberação de R$ 2 bilhões para os municípios paulistas, anunciados na abertura do evento pelo titular do Palácio dos Bandeirantes.

Para o presidente da APM, Fred Guidoni, o 65º CEM cumpriu com o seu papel de discutir os desafios para melhorar a eficiência da gestão pública, renovando o compromisso de trabalhar em prol do protagonismo das cidades; “O municipalismo é de ação, e é dessa forma que a APM procura fortalecer as prefeituras e os gestores públicos. Obrigado a todos que compareceram e fizeram história junto conosco”.

Ao final do evento, foi anunciada a cidade que sediará a próxima edição do Congresso. Campos do Jordão receberá o 66º CEM, que será realizado entre março e abril de 2024.