Municípios do Vale do Paraíba estão entre os 15 que receberam o prêmio criado pela APM com os melhores índices fiscal, de gestão e social

Ilhabela e Lagoinha estão entre as 15 cidades paulistas premiadas pela Associação Paulista de Municípios (APM) no lançamento do Prêmio Franco Montoro durante o 65º Congresso Estadual de Municípios, realizado em Ribeirão Preto.

Ilhabela foi destaque com o melhor Índice de Desenvolvimento Fiscal e Lagoinha com a 5ª colocação na mesma categoria. O prêmio foi entregue às prefeituras que alcançaram as melhores classificações nos resultados fiscais oficiais declarados pelas próprias instituições à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em 2021.

Para Tiago Magno a conquista da 5ª colocação do Prêmio Franco Montoro, deve-se ao empenho de todos os servidores municipais. “É com imensa satisfação que recebemos a premiação de 5º lugar do prêmio Franco Montoro, onde foram avaliados mais de 600 municípios nos requisitos, fiscal, social e gestão. Conquistamos o prêmio na categoria fiscal ao lado da campeã Ilhabela, graças a dedicação de todos os nossos servidores municipais, secretários e diretores que se empenharam para representarmos bem a nossa cidade e a RMVALE”, comentou o prefeito.

Os municípios de Ilhabela, Águas de São Pedro e Guararema, forma as primeiras colocadas nos quesitos Fiscal, Social e Gestão, respectivamente.

“Foi muito importante estarmos presentes para celebrar com os municípios de Ilhabela e Lagoinha o reconhecimento. O prêmio Franco Montoro mostra o quanto os municípios e seus servidores têm se empenhado em realizar e aplicar políticas públicas importantes para o desenvolvimento de projetos”, salientou Milena Castro, Diretora Adjunta Administrativa da Agemvale, que esteve presente no 65º Congresso Estadual de Municípios com os 15 prefeitos que representaram a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A ação foi criada para homenagear o patrono do municipalismo no estado de São Paulo, André Franco Montoro, que entre 1983 e 1987 assumiu o Governo do Estado e defendeu a descentralização e a participação na política brasileira como ferramentas essenciais para o fortalecimento da Democracia.

O ranking completo onde todos os municípios podem verificar suas classificações, está no site da Associação Paulista de Municípios: www.apaulista.org.br.

Confira abaixo os cinco primeiros colocados de cada categoria, que receberam a premiação no auditório principal do Congresso.

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL FISCAL – PRÊMIO FRANCO MONTORO

5° Lugar – Lagoinha (prefeito Tiago Magno de Oliveira – ‘Tiago da Farmácia’)

4° Lugar – Cabreúva (prefeito Antonio Carlos Mangini)

3° Lugar – Santana da Ponte Pensa (prefeito Vagner Hernandes – ‘Vaguinho’)

2° Lugar – Porto Feliz (prefeito Antônio Cássio Habice Prado)

1° Lugar – Ilhabela (prefeito Antonio Luiz Colucci – ‘Toninho Colucci’)

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SOCIAL – PRÊMIO FRANCO MONTORO

5° Lugar – Tupi Paulista (prefeito Alexandre Tassoni Antonio – ‘Lê’)

4° Lugar – Restinga (prefeita Karla Montagnini Ferracioli)

3° Lugar – Fernando Prestes (prefeito Rodrigo Ravazzi)

2° Lugar – Uru (prefeito Robson Eduardo Forte)

1° Lugar – Águas de São Pedro (prefeito João Victor Barboza)

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL GESTÃO – PRÊMIO FRANCO MONTORO

5° Lugar – Tabatinga (prefeito Eduardo Ponquio Martinez)

4° Lugar – Carapicuíba (prefeito Marcos Neves)

3° Lugar – São Pedro (prefeito Thiago Silvério da Silva)

2° Lugar – Cravinhos (prefeito Itamar Gomes Bueno)

1° Lugar – Guararema (prefeito José Luiz Eroles Freire – ‘Zé’)

FORMULAÇÃO DA PREMIAÇÃO – A análise das contas foi realizada em 612 dos 645 municípios paulistas que enviaram todos os dados ao sistema público até o dia 27 de abril de 2023. A APM contratou um sistema de análise já consagrado para definir o prêmio e estimular a cultura da responsabilidade administrativa entre as prefeituras.

O sistema apresenta uma radiografia completa da situação das contas públicas municipais, analisando outras dimensões além da puramente fiscal, como o desempenho social e a gestão dos recursos públicos, contribuindo com o debate sobre a eficiência da gestão municipal.

O estudo continuará nos próximos anos. Com o passar do tempo, a metodologia possibilitará determinar se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.