Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e da Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte receberam na última segunda-feira (19/6), em São José dos Campos, representantes das pastas de Planejamento, Habitação e Meio Ambiente dos 39 municípios da RMVALE-LN. A reunião aconteceu no auditório da Câmara Municipal de São José dos Campos com a presença de mais de 80 representantes públicos.

O encontro foi conduzido por José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Eduardo Trani, Assessor Especial de Planejamento, ambos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Mônica Rossi superintendente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – CDHU. A Agemvale foi representada por seus diretores, Sergio Theodoro, Diretor Executivo e Milena de Castro Soares, Diretora Adjunta Administrativa.

As cidades da região foram representadas por 80 pessoas, entre elas secretários e diretores municipais e pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e prefeito de São José do Barreiro, Alexandre Siqueira Braga, os prefeitos de São José dos Campos Anderson Farias, de Tremembé, Clemente de Lima Neto, de Lagoinha, Tiago Magno, de Paraibuna, Victor de Castro Miranda, de Pindamonhangaba, Isael Domingues e de Potim, Erica Soler.

O objetivo da reunião de trabalho foi a de ouvir as demandas dos municípios e discutir políticas públicas que contribuam para acelerar o desenvolvimento sustentável em áreas como desenvolvimento urbano, econômico e social, habitação e uso de solo, além de discutir as demandas ambientais para reduzir as diferenças socioeconômicas.

Foram apresentados aos presentes, todas as atribuições da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação com o objetivo de retomar as ações e projetos  do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI.

“Foi uma reunião importante para a continuidade do PDUI e das ações para implantação de novas políticas públicas para o desenvolvimento da região metropolitana do Vale do Paraíba. Gestores e técnicos puderam apresentar as demandas e os projetos que estão em andamento em suas cidades. Uma grande oportunidade em que o Estado e municípios unem forças para dar sequência no desenvolvimento sustentável da nossa região”, avaliou Lê Braga.

Os encontros estão sendo realizados em todas as regiões metropolitanas do Estado que representam 236 cidades paulistas.