O prêmios foram entregues pela Associação Brasileira de Cohabs e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano. A companhia foi escolhida pelos projetos “Ação em São Sebastião/SP” e “Pomar Urbano

Nesta sexta-feira (01), a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) teve o seu trabalho reconhecido ao receber dois troféus durante a premiação “Selo de Mérito 2023″, um dos prêmios mais importantes do setor da habitação de interesse social do país, entregue pela Associação Brasileira de Cohabs e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano no encerramento do 70º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social 2023, realizado no Rio de Janeiro.

A CDHU venceu nas categorias Gestão Habitacional com o projeto “Ação em São Sebastião/SP” e Produção e/ou Gestão HIS com o “Projeto Pomar Urbano”.

O presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, recebeu os troféus ao lado de representantes das equipes que contribuíram para a implementação das iniciativas. Estiveram presentes, a diretora de Projetos e Programas da CDHU, Maria Teresa Diniz; a diretora de Atendimento Habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Ticiane Costa D’Aloia; e o Superintendente de Desenvolvimento Social, Ricardo Nobre.

“Fomos agraciados com dois prêmios e quero agradecer e estender esse reconhecimento a todos os colaboradores da CDHU. Estamos de parabéns!”, celebrou Reinaldo Iapequino.

A gestão paulista alcançou destaque por conta das iniciativas que, de maneira eficiente, enfrentaram os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade de São Sebastião em fevereiro de 2023. Serão entregues, até o fim do ano, 704 habitações nos bairros Baleia Verde e Maresias para atender as famílias vítimas dos desastres naturais. O investimento do Estado no atendimento habitacional emergencial foi de mais de R$ 260 milhões.

O projeto Pomar Urbano, desenvolvido pela CDHU em parceria com municípios paulistas, promove a resiliência climática ao plantar árvores frutíferas nativas nos territórios dos empreendimentos da CDHU, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, a mitigação de eventos climáticos extremos e a redução da ilha de calor urbana. Ele também beneficia as pessoas, reduzindo doenças e promovendo a coesão social.

O evento foi realizado pela Associação Brasileira de COHABs e Agentes Públicos (ABC Habitação) com o objetivo de discutir ações e projetos em andamento no Brasil no âmbito da habitação e regularização fundiária.
O Fórum possibilitou o compartilhamento de informações sobre planos e programas governamentais; o fortalecimento da interlocução entre os agentes públicos dos governos Federal, de estados e municípios; a troca de experiências sobre as práticas do setor da habitação, bem como os debates sobre os desafios, papéis e possibilidades de atuação de cada ente federado, para o fortalecimento da habitação de interesse social no Brasil.